A FERRAMENTA # 1 DO COACH DE SUCESSO

World Hand

A Roda da Vida é uma das ferramentas mais utilizadas no processo de coaching.

O motivo para isso é simples: a ferramenta fornece uma imagem que possibilita a imediata visualização de como se encontra o equilíbrio entre os diversos aspectos da vida em determinado momento.

Além disso, você consegue avaliar visualmente a distância entre a situação atual e aquela em que você quer chegar.

“A reflexão é o início do processo para a criação de uma vida plena de sentido e realização.”

 

A técnica apresentada neste post é uma ferramenta para ajudar a organizar e priorizar os aspectos para os quais você deseja focar sua atenção neste momento de sua vida.

O fluir da vida é algo dinâmico, tudo segue em constante movimento, inclusive você mesmo e seus objetivos.

A Roda da Vida é também dinâmica e a função desta técnica é servir de auxiliar para que você possa direcionar sua energia e atenção para o que realmente precisa fazer em dado momento.

ASPECTOS DA VIDA

Os aspectos avaliados serão definidos por você de acordo com seus interesses em determinado momento de sua existência. Como ilustração, menciono alguns exemplos dos seguintes aspectos da vida:

PESSOAL: saúde, alimentação, atividade física, descanso, equilíbrio emocional, valores, espiritualidade, etc.

EDUCAÇÃO: estudos, cursos de formação ou aperfeiçoamento, idiomas, etc.

RELACIONAMENTOS: família, amigos, amor, colegas, comunidade, etc.

PROFISSÃO: formação, carreira, mudança de emprego, negócios, etc.

EVOLUÇÃO: Reflexão, Auto-observação, Autoconhecimento, Meditação, etc.

Esses são apenas exemplos na grande variedade de aspectos que fazem parte da vida de qualquer pessoa.

Utilize sua capacidade de auto-observação para determinar sobre quais aspectos deve se concentrar em determinado momento.

Clique no link e Baixe o E-book A Roda da Vida

O EQUILÍBRIO FACILITA O SUCESSO

Quando você for iniciar a construção da Roda da Vida, responda primeiro a esta pergunta:

O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

DÚVIDA

A partir da resposta, você vai buscar os elementos necessários para definir quais aspectos são mais relevantes neste momento de sua existência.

E seguida, faça uma lista de prioridades e decida como vai aplicar seu tempo, esforço e energia para conquistar o que deseja em cada aspectos analisados.

A vida moderna é cheia de necessidades urgentes. O meio ambiente socioeconômico parece exigir uma dedicação integral a determinado aspecto para que tenhamos a sensação de ser uma pessoa bem-sucedida.

Pode ser que a necessidade do momento seja corpo perfeito, a carreira brilhante, o sucesso financeiro ou qualquer outro.

“O fato é que o foco excessivo num aspecto específico, em detrimento dos demais fatores que fazem parte da vida, pode trazer certo desequilíbrio, causando estresse e frustração, mesmo quando se consegue o objetivo desejado.”

 

Ás vezes, é necessário pôr toda a atenção e energia em determinado aspecto, por ser ele vital ou ter um prazo limite para ser cumprido.

No entanto, mesmo nesses momentos, deve-se prestar atenção a outros aspectos que podem servir de apoio e afetar o desempenho da atividade para o qual estamos dedicando maior atenção.

VIDA CORRIDA

Por exemplo, é necessário grande esforço e concentração nos estudos quando uma pessoa resolve se preparar para ser aprovada em um concurso.

Num momento desses, é contraproducente somente estudar e não fazer mais nada.

É mais inteligente balancear os estudos com exercícios físicos moderados, manter uma alimentação saudável e adequada, permitir tempo necessário e indispensável para descanso, e até mesmo curtir um momento de folga semanal para relaxar e descontrair.

O exemplo citado não é dos mais drásticos, pois toda prova tem uma data certa e, sendo ou não aprovado, a pressão para a realização da prova acaba.

Porém, situação mais grave ocorre quando desejamos a todo custo e de forma obsessiva ser bem sucedido em tal ou qual empreitada.

É o caso das pessoas que fazem da profissão a única coisa que interessa, relegando outros aspectos a um segundo plano.

Vivendo dessa forma, essas pessoas esquecem tudo o mais que compõe a vida ao seu redor: saúde, família, amigos, diversão, etc.

“No final das contas, terminamos compreendendo que o sucesso é ser feliz, e que para ser feliz é necessário manter o equilíbrio entre os diversos aspectos da vida.”

 

Por isso, é muito útil analisar a própria vida e descobrir como se encontra o desejável equilíbrio. Nesse sentido, a Roda da Vida pode ser de grande valia.

Clique no link e Baixe o E-book A Roda da Vida

A UTILIDADE DA RODA DA VIDA

Você poderia perguntar: qual a utilidade prática desta ferramenta?

Respondendo de um modo simples, diria que a principal utilidade da Roda da Vida é PROMOVER A REFLEXÃO.

Rosto refletido

A reflexão torna mais claro e firme, na mente e no coração, o caminho que decidiu percorrer para atingir o que considera sucesso.

É importante ressaltar a necessidade de registrar por escrito, a mão ou impresso via computador, as decisões tomadas e os planos elaborados em busca do que você deseja.

Para atingir um objetivo, é muito útil escrever esse objetivo, lendo e relendo o que escreveu todos os dias, até mesmo várias vezes por dia.

A importância disso se deve ao fato de que:

1)   os planos de sucesso não estão presentes o tempo todo em nosso foco de atenção;

2)   existem outros fatores disputando nossa atenção, tempo e energia no decorrer do dia.

Por conta desses dois fatores, muitas vezes perdemos o foco e deixamos de cumprir as metas que determinamos como passos na direção da conquista dos objetivos e sonhos.

Em vista disso, acredito ser útil formatar um modo de registrar quais aspectos da vida são importantes e qual o grau de satisfação que está conseguindo obter nesses aspectos no momento atual de sua existência.

Registre, imprima e mantenha contato com o que registrou para poder dirigir sua atenção às ações que deseja tomar em busca de sua própria satisfação.

Clique no link e Baixe o E-book A Roda da Vida

FORMANDO A RODA DA VIDA

Uma Roda da Vida eficiente deve apresentar os aspectos considerados mais relevantes por quem a criou.

A ideia é marcar, em uma escala variável de 0 a 10 o nível de satisfação em cada um dos aspectos relacionados.

Satellite

Ao final do processo, você pode avaliar visualmente como se encontra e o equilíbrio entre os diversos aspectos e pode decidir agir para modificar o aspecto no qual pretenda melhorar o nível de satisfação.

Para construir uma Roda da Vida como a apresentada a seguir, é necessário que você desenhe a roda ou utilize o serviço de um software existente para tal finalidade.

Ao final do e-book que você pode baixar aqui no post, ofereço alguns modelos para você imprimir e construir sua própria Roda da Vida.

 

A RODA NA FORMA DE GRÁFICO

Como alternativa e para facilitar o procedimento, criei uma versão mais simples da roda, transformando-a em um gráfico.

O gráfico pode ser construído utilizando uma planilha eletrônica, que é um software mais simples e mais amplamente utilizado.

Além disso, sugiro que sejam utilizadas menções e não números para a escala de satisfação, pois acredito que torna o processo mais humanizado e com maior significado para ilustrar como se encontram os aspectos a serem analisados.

Outro ponto a ser considerado refere-se a marcação do nível de energia e atenção que deverá ser dedicado a cada aspecto, com intuito de melhorar a performance naquele aspecto.

GRAFICO DA VIDA 1

No exemplo apresentado, como a saúde está com um nível de satisfação Ruim, foi anotado um nível de dedicação de 30%.

A profissão já alcançou um nível satisfatório, então foi anotado um nível de energia a ser dispensada menor, no caso 10%.

Observe que no gráfico apresentado utilizei menções e não notas para avaliar cada aspecto. As menções utilizadas são as que apresentei no gráfico. A leitura pode ser feita da seguinte forma:

Péssimo: A situação está muito mal no aspecto analisado, sendo necessária uma ação imediata e enérgica para mudança o mais rápido possível.

Ruim: A situação não vai bem, sendo preciso prestar atenção especial para que a dinâmica da vida não leve a piorar o que já não está bom.

Regular: A situação está sob controle em determinado aspecto, sendo necessário tomar cuidado para que não piore e dar atenção para subir o nível de satisfação.

Bom: A situação se encontra estabilizada em um nível confortável de satisfação, o trabalho é manter esse patamar enquanto melhora o nível dos demais aspectos.

Excelente: A situação está num nível de plena realização quanto a sua expectativa para determinado aspecto, sendo necessário continuar cuidando e mantendo atenção para sustentar esse nível.

Baixe agora o e-book atualizado da Roda da Vida. É uma versão em PDF e você pode imprimir para estudar e praticar.

CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DA FERRAMENTA

RODA DA VIDA X2

  1. DEFINA OS ASPECTOS

Você vai refletir e decidir com quais os aspectos de sua vida deseja trabalhar neste momento. Podem ser 4, 6, 8, 10 ou mesmo 12.

É importante perceber que quanto maior o número de aspectos abordados, maior será a necessidade de organização e dedicação para a realização de tudo o que deseja.

Na verdade, você pode elaborar uma Roda ou Gráfico da Vida de Longo Prazo, na qual você relaciona todos os aspectos que considera importantes para que tenha uma vida plena e realizada, e pode elaborar uma ou mais rodas ou gráficos para cada momento ou fase de sua evolução, seguindo a dinâmica da própria vida.

 

  1. CRIANDO RODA DA VIDA

Você pode desenhar um círculo e criar uma Roda da Vida dividindo esse circulo em quantos aspectos desejar.

Com o circulo desenhado, basta você anotar em cada parte dividida o aspecto com o qual deseja trabalhar.

Você também pode utilizar o Excel ou outra planilha eletrônica ou mesmo fazer de forma manual um gráfico semelhante ao que apresentei anteriormente.

Future-world

 

  1. APONTE NÍVEL DE SATISFAÇÃO

Você vai refletir e pontuar uma nota de 0 a 10 ou uma menção entre Ruim e Excelente para cada um dos aspectos que selecionou para trabalhar na ferramenta escolhida.

Este escore determina como você se encontra neste momento em relação a determinado aspecto.

Nota 10 ou Excelente é o que você considera como plena realização de dado aspecto.

No entanto, não é necessário que o escore tenha atingido 10 ou Excelente para que você perceba evolução em seu caminho, mas sim que você veja algum progresso cada vez que reavaliar a roda ou o gráfico durante sua caminhada.

 

  1. ANOTE O NÍVEL DE ATENÇÃO

Em cada roda ou gráfico que você criar, haverá diversos aspectos relacionados. Então, além de você situar como está em cada aspecto, você pode anotar quanto de sua atenção, força e energia será direcionada para determinado aspecto neste momento.

Isso se deve ao fato de que não é possível dedicação de 100% a determinado aspecto, a menos que sua Roda não tenha divisões.

Assim, utilizando um intervalo de 0% a 100%, anote a previsão de trabalho e energia que serão alocados para cada aspecto.

 

IDEIAS NO PAPAEL

 

  1. IMPRIMA E AVALIE

Com a ferramenta pronta e impressa, você tem uma figura que apresenta claramente:

(1) o que é importante para você neste momento de sua vida;

(2) como está sua evolução em cada dos aspectos listados;

(3) qual a quantidade de energia que deseja em cada aspecto; e

(4) um panorama geral sobre o equilíbrio nos diversos aspectos.

A ferramenta torna mais fácil você decidir o que e como deseja trabalhar para avançar em seu caminho de sucesso.

Com a figura impressa e ao alcance de sua visão, fica também mais fácil manter o foco e não desviar a atenção do que realmente interessa para você, conforme sua própria reflexão e decisão.

 

  1. CRIE UM PLANO DE AÇÃO

Como você deseja evoluir, desenvolvendo ao máximo seu potencial, é preciso elaborar um plano de ação para cada um dos objetivos que você deseja alcançar em cada um dos aspectos da vida que você relacionou.

 

AGORA É A SUA VEZ !

MULHER BRAÇOS SUCESSO

A Roda da Vida ou o Gráfico de Aspectos da Vida é uma ferramenta muito útil para você perceber como está o equilíbrio entre os diversos aspectos da própria vida ou de alguma atividade específica a que esteja se dedicando.

Agora, com esse novo conhecimento, você tem mais uma ferramenta para caminhar firme em direção ao sucesso e alcançar a realização desejada na vida pessoal e profissional.

Lembre-se de que você pode contar conosco em sua jornada e tenha certeza de que todo o trabalho do Coaching na Prática é dedicado e direcionado para você, pois minha meta é o seu sucesso.

Baixe agora o e-book A Roda da Vida, é só clicar no link abaixo. Ao final do e-book tem dois modelos de roda “em branco” para você imprimir e utilizar a ferramenta. 

Clique no link e Baixe o E-book A Roda da Vida

Grande abraço e até breve 🙂

FIQUE ATUALIZADO !
RECEBA AS NOVIDADES DO BLOG EM SEU E-MAIL

Responsive image

José Luís Albrecht