10 PERGUNTAS E 90 RESPOSTAS SOBRE COACHING

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O coaching é uma nova disciplina. Se comparada com outras como filosofia, psicologia ou administração, o coaching é apenas um bebê.

Além disso, a profissão de coach não é regulamentada no Brasil nem em outros países.

A tenra idade da disciplina e a ausência de regulamentação geraram um ambiente favorável à criatividade e surgiram inúmeras definições e descrições da nova atividade.

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Neste infográfico apresento 10 perguntas e 90 respostas. As perguntas são objetivas e as respostas sintéticas.

A ideia é oferecer um panorama geral sobre alguns dos aspectos que envolvem esta nova e instigante disciplina: o coaching.

O infográfico tem a função de informar e esclarecer, sendo útil tanto para o coach profissional quanto para seus clientes.

Acredito que as informações contidas no infográfico possam alargar o horizonte de seus conhecimentos e facilitar a divulgação do coaching como disciplina e atividade profissional.

DICA SÓ PARA COACHES:

1. Elabore uma resposta com suas próprias palavras para cada uma das perguntas apresentas no infográfico. Lembre-se de que “menos é mais”. Em sua resposta, vá direto ao ponto, seja objetivo.

2. Além de aprofundar sua compreensão, esse exercício serve para você iniciar a construção de seu “coach position” ou “elevator pitch”, que representa uma forma sintética e poderosa de como apresentar seus serviços de coach profissional.

3. Veja o post que publiquei sobre como criar sua marca pessoal clicando aqui. No post, ensino como construir seu “elevator picht” para divulgar seu trabalho com coaching e atrair mais clientes.

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O que é Coaching

 

I) POR QUE O PROCESSO DE COACHING É TÃO EFETIVO?

  1. Porque promove uma sinergia criativa entre coach e cliente.
  2. Porque o coach oferece apoio e atenção ao cliente.
  3. Porque promove a reflexão através de questões poderosas.
  4. Porque cria um ambiente de desafio intelectual.
  5. Porque o cliente recebe um feedback objetivo.
  6. Porque existe uma troca de experiência com foco no cliente.
  7. Porque cria um ambiente seguro de total confiança.
  8. Porque o cliente tem imediato e contínuo crescimento.
  9. Porque proporciona uma interação efetiva coach-cliente.

DICA: MAIS LIBERDADE

As pessoas gostam de ser livres, de tomar suas próprias decisões, mesmo que conseguir isso não seja uma tarefa fácil. O coaching tem a capacidade de libertar o cliente das crenças limitantes ao promover a capacidade de reflexão, incentivar a tomada de decisão e conduzir o cliente a agir em busca de objetivos e sonhos. Por isso, é tão efetivo.

 

II) QUEM CONTRATA UM COACH?

  1. Proprietários de pequenas, médias e grandes empresas.
  2. Consultores, psicólogos, professores e os próprios coaches.
  3. Ceo’s, executivos e diretores de RH.
  4. Gerentes, supervisores e trainees.
  5. Profissionais liberais e autônomos de diversas áreas.
  6. Pessoas em mudança de carreira ou aposentadoria.
  7. Quem trabalha com criatividade, como artistas e escritores.
  8. Atletas, estudantes, concurseiros e outras pessoas que necessitam de uma performance superior.
  9. Qualquer pessoa que deseja alcançar um determinado objetivo.

DICA: MAIS PERFORMANCE

Toda pessoa que conhece o coaching e experimenta os resultados que o coaching proporciona, deseja ter um coach a seu lado para enfrentar desafios, superar limitações e desenvolver ao máximo seu potencial. Por isso, é tão amplo o espectro de clientes dispostos a contratar um coach.

 

III) POR QUE O COACHING TEM SE TORNADO TÃO POPULAR?

  1. Porque tem crescido o empreendedorismo e o desejo de trabalhar por conta própria.
  2. Porque tem crescido o desejo de autodeterminação.
  3. Porque existe o sonho de ter seu próprio estilo de vida.
  4. Porque se deseja alcançar resultados no momento presente.
  5. Porque tem crescido o desejo de autoexpressão.
  6. Porque as rápidas mudanças do mundo atual exigem uma constante adaptação.
  7. Porque a vida moderna exige uma vantagem competitiva.
  8. Porque as pessoas se sentem isoladas e precisam de alguém para compartilhar planos e sonhos.
  9. Porque as pessoas querem estar ligadas na mais atual abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional.

DICA: MAIS RESULTADOS

Existe um ditado que diz: “contra fatos não há argumentos”. O fato é que o coaching vem sendo utilizado em larga escala por empresas e pessoas em todo o mundo. Os resultados falam por si. É uma panaceia? Claro que não. Mas, com certeza, é uma metodologia eficiente de desenvolvimento pessoal e profissional que veio para ficar.

 

IV) COMO SE TORNAR UM COACH BEM-SUCEDIDO?

  1. Comece por uma boa formação e estude continuamente.
  2. Desenvolva habilidades específicas para o coaching.
  3. Mantenha o foco em uma especialidade de coaching.
  4. Construa uma rede de contatos poderosa.
  5. Crie um site e uma presença digital.
  6. Ofereça informações gratuitas para seu público-alvo.
  7. Aprenda a trabalhar com e-mail marketing.
  8. Peça e colecione referências de seus clientes.
  9. Procure aparecer na mídia e faça relações públicas.

DICA: MAIS SUCESSO

Tornar-se um profissional bem-sucedido em qualquer profissão exige conhecimento, muito trabalho e dedicação. No caso do coach, como em outras profissões que trabalham com apoio a pessoa, gostar de ajudar e ter amor no coração são condições essenciais para o sucesso.

 

V) QUAIS AS HABILIDADES ESSENCIAIS PARA UM COACH?

  1. Saber ouvir ativamente e com total atenção.
  2. Saber elaborar perguntas poderosas. .
  3. Saber expor suas ideias de modo claro e objetivo.
  4. Saber ajudar o cliente a organizar e priorizar ideias e ações.
  5. Saber ser um agente de apoio para o cliente manter o foco na busca pelos objetivos que elegeu.
  6. Saber criar um ambiente de confiança e comprometimento para o bom andamento do processo de coaching.
  7. Saber ajudar o cliente a decidir e agir para pôr em prática os planos traçados.
  8. Saber como desafiar e incentivar o cliente a um contínuo desenvolvimento.
  9. Saber reconhecer e celebrar cada pequeno passo que o cliente der em sua jornada de descoberta e crescimento.

DICA: MAIS HABILIDADES

O profissional do coaching precisa de uma boa formação. Existe ainda muita confusão entre coaching e outras disciplinas semelhantes, como treinamento, psicologia, consultoria, administração, etc. É preciso dominar técnicas específicas do coaching para alcançar a excelência na profissão.

 

VI) QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO COACHING?

  1. Proporcionar o autoconhecimento e a descoberta dos próprios valores pelo cliente.
  2. Promover o equilíbrio entre os diversos aspectos da vida: saúde, profissão, finanças, relacionamentos, lazer, etc.
  3. Elevar as capacidades do cliente a seu máximo potencial.
  4. Auxiliar na liberação das crenças limitantes.
  5. Ajudar o cliente a realizar sonhos e encontrar mais propósito em sua vida.
  6. Ampliar as capacidades de pensar, comunicar e agir.
  7. Possibilitar maior produtividade e mais lucratividade.
  8. Promover a liberdade de escolha e a criação de um estilo de vida livre das pressões sociais e familiares.
  9. Auxiliar no desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e positivos e na construção de uma vida muito mais feliz.

DICA: MAIS CLIENTE

O coaching é sempre sobre o cliente. Parafraseando Abraham Lincoln: o coaching é um processo de crescimento do cliente, pelo cliente e para o cliente. O coach que entender bem essa ideia vai poder oferecer um serviço verdadeiro de coaching e conquistar não somente um cliente, mas um fã para seu trabalho e para o coaching.

 

VII) QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO COACHING?

  1. Encontrar objetivos mais recompensadores.
  2. Alcançar resultados mais fácil e rapidamente.
  3. Acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional.
  4. Facilitar a reflexão e promover a autodescoberta.
  5. Tornar o raciocínio mais claro, rápido e objetivo.
  6. Encontrar novos caminhos para produzir e ganhar dinheiro.
  7. Criar uma vida com mais sentido, realização e felicidade.
  8. Resolver os problemas de modo mais rápido e eficiente.
  9. Facilitar o aprendizado e a assimilação do novo.

DICA: MAIS BENEFÍCIOS

Conhecer melhor a si mesmo. Descobrir valores e princípios pelos quais está disposto a morrer e, principalmente, viver. Encontrar o próprio caminho. Despertar de um sono profundo. Criar e executar planos para conquistar o sucesso. Construir uma vida plena de sentido e realização. Ser muito mais feliz.

 

VIII) O QUE OS CLIENTES MAIS DESEJAM DO COACHING?

  1. Aumentar a força de vontade e o otimismo.
  2. Criar Resiliência e se tornar mais aberto e flexível.
  3. Aumentar a capacidade de amar e de criar mais energia.
  4. Experimentar novas possibilidades e ser mais criativo.
  5. Aumentar o nível de comprometimento consigo mesmo.
  6. Melhorar os relacionamentos e capacidade de comunicação.
  7. Tornar o trabalho mais efetivo e eficiente.
  8. Ampliar o grau de responsabilidade e integridade.
  9. Melhorar o nível de organização e equilíbrio na própria vida

DICA: MAIS OBJETIVOS

Acredito que a maioria das pessoas normais deseja a felicidade. A procura pelo sucesso, seja qual for o sentido de sucesso, tem no final a intenção tornar a vida mais feliz. O coaching não é uma metodologia abstrata, ao contrário, é bastante prática. Com coaching, os sonhos e desejos do cliente se tornam objetivos claros a serem conquistados.

 

IX) O QUE HÁ DE NOVO NO MUNDO DO COACHING

  1. Trabalhar o coaching com grupos que tenham interesses comuns.
  2. Oferecer o coaching de modo expresso em uma só sessão.
  3. Criação de pacotes de coaching e treinamento com duração anual.
  4. Coaching via e-mail, Skype, WathsApp, e outras novas tecnologias.
  5. Coaching em nichos cada vez mais especializados.
  6. Um só cliente contando com apoio de vários coaches.
  7. Associação do coaching com as novas descobertas da neurociência.
  8. Ampla aplicação das técnicas de mindfulness no processo de coaching.
  9. Ensino do coaching como disciplina fundamental em diversas graduações acadêmicas.

DICA: MAIS MUDANÇAS

O universo muda o tempo todo. O movimento é uma dinâmica da vida. O coaching produz uma real evolução na consciência humana, possibilitando a transformação da realidade. Seria um contrassenso o agente da transformação não estar em continua evolução. Portanto, fique atento e acompanhe o que há de novo no mundo do coaching.

 

X) QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES DO COACHING?

  1. As técnicas criadas e desenvolvidas no treinamento esportivo.
  2. O espírito de reflexão criado pela filosofia ocidental.
  3. O aprofundamento de consciência trazido pela filosofia oriental.
  4. As experiências e práticas introduzidas pela psicologia e a neurociência.
  5. As técnicas de PNL, motivação e inspiração.
  6. A sabedoria da experiência do senso comum.
  7. As teorias de administração, consultoria e gerenciamento.
  8. As técnicas utilizadas no aconselhamento familiar e comunitário.
  9. As teorias científicas e espirituais sobre a evolução humana.

DICA: MAIS INSPIRAÇÃO

Sócrates com sua maiêutica é considerado o mais antigo precursor do coaching. O filosofo tinha o dom de fazer as pessoas refletirem e encontrar mais luz em seu modo de pensar. Porém, nem só de filosofia foi feito o coaching, mas sim de um mistura de teorias e conhecimentos bastante ampla, resultando numa nova e única disciplina que tem ajudado o crescimento de milhares de pessoas ao redor do mundo.

 


 

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As 10 perguntas, as 90 respostas e as dicas serão úteis para promover a reflexão e aprofundar seu conhecimento sobre coaching.

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José Luís Albrecht


  • Conteúdo completo e muito bom

  • Eros

    Simplesmente maravilhoso José Luís Albrecht

    Coaching na Prática, oferece dicas sensacionais sobre o universo do coaching…

    além de técnicas e orientações sobre o que é necessário para alavancar a carreira!

    Continue assim amigão, que você vai arrebentar!

    Com certeza não irei perde nenhum conteúdo

    Sucesso Sempre!

  • antonio

    Fomos surpreendidos novamente! Muito bom José! Várias sacadas interessantes neste artigo. Obrigado por compartilhar seu conhecimento… Sucesso!